Governo de Brasília

Secretaria de Educação promove cursos técnicos para alunos da EJA

Agência Brasília

Estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) poderão finalizar o ensino médio com um diploma técnico em mãos. A Secretaria de Educação lançou dois editais para cursos profissionalizantes gratuitos integrados ao segundo segmento da modalidade, correspondente ao ensino médio. As capacitações, previstas para começar no próximo semestre, são presenciais e noturnas, com aulas de segunda a sexta-feira, e, caso necessário, também aos sábados.

Duas instituições da rede pública oferecerão as capacitações. Uma delas é o Centro Educacional nº 2 do Cruzeiro, que terá 70 vagas para o curso de técnico em serviços públicos. O período de inscrições vai de segunda-feira (30) a 13 de junho. A outra unidade é o Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis, em Brazlândia. Serão oferecidas 38 vagas para técnico em controle ambiental. Interessados poderão se inscrever de 27 de junho a 6 de julho.

As aulas técnicas são ministradas com a grade de conteúdo geral do segundo segmento da EJA. A duração total do curso é de cinco semestres. Na opção regular, sem o diploma profissionalizante, o segundo segmento compreende três semestres.

Inscrições

Os candidatos devem ser maiores de idade e precisam estar cursando ou ter terminado o 9º ano do ensino fundamental ou o segundo segmento da EJA. Serão reservados 5% das vagas para candidatos com deficiência, comprovada por laudo médico. As inscrições poderão ser feitas nas secretarias de cada escola.

Para participar do processo seletivo, é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto, histórico escolar do ensino fundamental ou declaração de conclusão do ensino fundamental ou do segundo segmento do EJA — válida por 30 dias a partir da data de expedição.

Caso o número de inscritos ultrapasse o de vagas disponíveis, todos os candidatos serão sorteados. Veja o cronograma de cada processo seletivo nos editais publicados no Diário Oficial do Distrito Federal de terça-feira (24).

Inscrições em cursos profissionalizantes integrados à EJA

Técnico em serviços públicos

De 30 de maio a 13 de junho
No Centro Educacional nº 2 do Cruzeiro — SHCES Quadra 805, Lote 2, Área Especial s/n – Cruzeiro