Contraste
Governo de Brasília

Certificado digital

 


Saiba Mais

Certificação digital é a tecnologia de segurança mais reconhecida e utilizada atualmente. O desenvolvimento desta tecnologia visa à transposição das relações de confiança que já existem no mundo físico para o ambiente digital. É, em termos digitais, o equivalente ao reconhecimento da assinatura de uma pessoa por um cartório.

 

Existem diversas aplicações da Certificação Digital, dentre elas podemos destacar:

 

Assinatura digital
É consenso atualmente entre os especialistas de que a assinatura digital é a tecnologia mais segura no sentido de verificar a autenticidade de documentos em meio magnético. Desta forma, se você assinar um documento, não poderá renegar a assinatura, alegando que ela foi falsificada (isto é conhecido como não-repúdio).

 

Autenticação de cliente
Termo usado para descrever como você pode comprovar sua identidade para outra pessoa ou computador. Por exemplo, os bancos on-line precisam se certificar de que você é o cliente verdadeiro de uma determinada conta bancária. Na agência física, a pessoa geralmente comprova sua identidade através de sua carteira de identidade; quando você está on-line, seu aplicativo de software apresenta seu certificado digital. Alguns sites exigem que você apresente seu certificado digital para permitir o acesso à áreas restritas, como as destinadas a assinantes de determinado serviço. Este processo não se limita à Internet e pode ser utilizado por aplicativos de rede, entre outras opções.

 

Criptografia
Garante o sigilo das informações em trânsito entre computadores ou no armazenamento.

 

Não é objetivo deste portal ser um repositório de informações sobre esse assunto. Para que você possa conhecer mais detalhes sobre a tecnologia recomendamos o acesso ao site de empresas especializadas, onde será possível encontrar glossários, manuais, guias para iniciantes, dentre outros documentos.

 

Apresentamos a seguir alguns links que podem ser interessantes na obtenção de informações adicionais relacionadas ao assunto:

 

 

Autoridades certificadoras:

 

Caixa Econômica Federal

CertiSign

SERASA

SERPRO

 

 Instituições Governamentais:

 

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

 ICP-Brasil

 
 


Como obter um Certificado Digital

A obtenção de um Certificado Digital é um procedimento que deve ser realizado junto a uma Autoridade Certificadora (AC), que é em termos digitais o correspondente a um cartório que faz o registro de uma firma para assinaturas de documentos de "próprio punho".

 

É importante ressaltar que não é papel da Secretaria de Fazenda do GDF emitir Certificados Digitais. A emissão, renovação e revogação de certificados deve ser realizada por uma empresa autorizada pela Secretaria de Fazenda do Distrito Federal. É pré-requisito que esta Autoridade Certificadora esteja subordinada à hierarquia da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileiras, a ICP-Brasil.

 

No site dessas Autoridades Certificadoras você encontrará maiores orientações sobre os procedimentos a serem seguidos para obtenção de um Certificado Digital. Em linhas gerais, os passos são os seguintes:

 

1) Acesse o site da Autoridade Certificadora;
2) Escolha o tipo de Certificado que deseja e preencha o formulário disponibilizado;
3) Realize o pagamento do Certificado;
4) Compareça a uma Autoridade de Registro indicada pela Autoridade Certificadora para validação de seus documentos.

 

Informações específicas ou dúvidas sobre como utilizar Certificados Digitais na Agênci@Net podem ser obtidas em outras seções deste portal.

 

Apresentamos a seguir a relação de sites de Autoridades Certificadoras subordinadas à ICP-Brasil e que comercializam Certificados Digitais:

 

Caixa Econômica Federal

CertiSign

PRODEMGE

SERASA

SERPRO